Você sabe identificar qual pneu poderá ter uma melhor performance no piso molhado? Qual deles favorece mais a economia de combustível? A forma de verificar esses itens é um assunto de extrema importância que também merece a atenção dos motoristas: a etiquetagem dos pneus.
Em vigor no Brasil desde abril de 2018, o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) de pneus é válido para pneus comercializados no Brasil, destinados a automóveis de passageiros, como carros de passeio, e veículos de comércio, como ônibus e caminhões, e traz informações imprescindíveis e dados úteis que podem ser decisivos na hora da compra, certificando os pneus com base em requisitos de segurança e desempenho visando o aumento de eficiência do veículo, e claro, auxiliando o consumidor no momento da escolha correta do pneu. Basicamente, as etiquetas nos pneus trazem três informações principais:
1 – Aderência em pista molhada – Quanto maior for a aderência do pneu nessa condição, menor é a distância percorrida pelo veículo durante o processo de frenagem. Pneus que apresentam maior aderência em piso molhado também oferecem melhor dirigibilidade em retas e estabilidade nas curvas.
2 – Resistência ao rolamento – Com uma escala que vai de A a G, o Inmetro categoriza os pneus do mais ao menos eficiente. Esse teste mede a facilidade com que o pneu gira em torno do rolamento. Quanto menor for a resistência, mais eficiente é o pneu, e, consequentemente, maior é a potencial economia de combustível do veículo, desde que observados a correta pressão de ar do pneu, bem como o modo de direção.
3 – Ruído externo – O ruído sonoro é representado por ondas. Quanto menos ondas, mais silencioso é o pneu. Para isso, o teste realizado pelo Inmetro mede o nível de ruído externo que o pneu gera ao ser utilizado. Pneus barulhentos são, como você pode imaginar, menos eficientes.
Agora que você já conhece os três indicadores medidos pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem, vale a pena destacar a importância da escolha de um produto que possua classificação compatível às expectativas de uso e aplicação do produto no dia a dia. Se você é um consumidor que constantemente enfrenta chuvas na cidade ou nas rodovias e deseja alta performance nessas condições, vale a pena ficar ligado no indicador relacionado a aderência dos pneus em pistas molhadas. A classificação neste indicador vai de A (melhor desempenho) até E.
Em um exemplo prático de aplicação, comparando-se um pneu de passeio com indicador de aderência em pista molhada classificado como “E” e outro pneu classificado como “B” em sua etiqueta, a distância de frenagem nas mesmas condições de teste diminui em torno de 22% em favor do pneu com melhor classificação. Ou seja, para parar totalmente o veículo equipado com pneus de classificação “E” em uma velocidade de 100km/h, seria preciso frear o veículo aproximadamente 11 metros antes para atingir o mesmo resultado do pneu com melhor classificação.
Ao adquirir o pneu, o consumidor deve ficar atento às informações contidas na etiqueta para compreender qual a melhor opção de compra em determinado tipo de uso.
As dicas acima foram oferecidas pela Dunlop. Uma das novidades do mercado é o mais recente lançamento da Dunlop, o pneu SP Sport FM800, que proporciona ótimo escoamento de água e resistência à aquaplanagem, com excelente dirigibilidade, aderência e frenagem em piso molhado.
“A Dunlop vê na etiqueta do pneu um excelente componente para ajudar o consumidor na hora da compra, além da correta consultoria realizada por profissionais capacitados e que possam entender a necessidade do consumidor”, explica Rodrigo Alonso, gerente sênior de Marketing e Vendas da Dunlop. “Trabalhamos para produzir pneus de alta qualidade e por isso atuamos diretamente para aumentar o conhecimento dos clientes, oferecendo ainda mais segurança e conforto para todos.”
Via: terra