Reboques ilegais: 5 carros que são proibidos de usar engate

reboques ilegais

Nós da Uai Rent a Car preparamos uma lista de veículos que são proibidos de usar engate, confira abaixo todos os veículos que possuem reboques ilegais

Engate e carretinha: a dupla que é uma mania nacional, popular devido à necessidade de espaço extra para carregar coisas.

Porém, é importante saber que nem todo veículo tem permissão para fazer reboque. De acordo com a resolução 197/06 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), só podem utilizar reboques carros que tenham a capacidade máxima de tração declarada pelo fabricante ou importador. A declaração sobre reboque está no manual de instruções de cada carro e serve para alertar os proprietários e evitar uma multa.

Usar reboque em carros que não são homologados pelas próprias marcas para esse uso é infração de acordo com o inciso XII do artigo 230 do Código Nacional de Trânsito (CTB), que legisla sobre uso de acessório ou equipamento proibido. Nesse caso, é infração grave com 5 pontos na CNH e com multa de R$ 195,23.

Veja aqui cinco exemplos de carros com reboques ilegais

• Volkswagen Up! não autorizado para reboque.
Apesar de ter sido descontinuado no mercado em 2021, o compacto da Volkswagen ainda é muito querido no mercado de usados. Se você estiver pensando em rebocar algo com seu Up!, saiba que é proibido.

• Chevrolet Onix e Onix Plus não podem ser usados para reboque.
O carro que foi líder de mercado por seis também é outro que não pode ser usado como reboque. No manual da gama de compactos, tanto para o hatch quanto para o sedã, há o alerta de que é proibido usar o carro para rebocar.  

• Toyota Corolla (até 2019) não autorizado para reboque.
Assim como o up!, as unidades do Corolla fabricadas até 2019 não têm permissão para rebocar, já que não foram homologadas para tal.
Também vale ressaltar que outros carros da marca, como Yaris, Etios, Camry e até o RAV4, também não são homologados para este fim.

• HR-V e outros Honda: não são autorizados para reboque.
Toda a linha da Honda no Brasil não tem homologação para reboques.
O mesmo ocorre com Fit, City, HR-V e até mesmo com o SUV médio-grande CR-V ou o sedã executivo Accord.

• Outro carro que você não deve usar para reboque: Nissan Kicks
A Nissan tem apenas um produto homologado para fazer reboque, a picape Frontier. No outro extremo está o carro-chefe da companhia, o Kicks. O SUV, porém, não está sozinho na lista dos veículos proibidos de carregarem reboques. Outros carros comercializados por aqui, como Sentra, V-Drive, March e a nova geração do Versa, também não podem usar o recurso.

Via Litoralcar